Quer manter seu carro sempre limpo? Confira nossa lista de cuidados super fáceis de aplicar

Você parou para pensar alguma vez no valor do seu carro e no trabalho que é mantê-lo sempre em ordem? Se fez essa reflexão, deve saber que é preciso cuidar bem de um veículo. A falta de cuidados acelera a desvalorização e a perda de valor gera prejuízo. Além disso, ninguém gosta de andar com um carro cheio de defeitos. Infelizmente a desvalorização é inevitável… Mas é possível desacelerá-la, e a boa notícia, é que alguns cuidados básicos já ajudam!

 

Não é preciso ser obcecado pelo carro para deixá-lo em bom estado, basta ter alguns cuidados e não descuidar das revisões e manutenções importantes. Por isso, separamos sete dicas para que você consiga curtir ainda mais seu carro. Veja!

  1. Limpeza externa

A pintura do veículo se desgasta e perde brilho com o acúmulo de substâncias como poeira, fezes de animais ou graxa. Limpar a carroceria com frequência mantém a pintura conservada, contribuindo para mannter a aparencia de carro novo. Você não precisa gastar muito com lava-rápidos, basta uma limpeza semanal caseira e ter cuidado para não gastar muita água! Esse é um dos cuidados mais simples e mais importantes!

  1. Limpeza interna

Cuidar do ambiente interno do carro também é fundamental para manter a cara de novo e o valor. Existem diversos produtos adequados para a limpeza das partes de plástico, couro e vidro. Vale mencionar aqui o uso de um aspirador e de uma flanela para limpar os vidros e espelhos. Se você gosta do cheiro do seu carro, vale a pena deixar de lado hábitos como comer ou fumar no veículo. Danos, rasgos nos bancos e odores desagradáveis na parte interna podem depreciar bastante o veículo na hora de vender. Temos um outro material com algumas dicas para cuidar dos bancos de couro do seu carro..

  1. Revisões

Assim como nosso corpo, os carros necessitam de check-ups periódicos para conferir como anda o funcionamento das peças e dos sistemas mecânicos e elétricos. Deixar de fazer revisões no seu carro pode causar dois problemas: o desgaste do carro com o uso e desgaste de peças que precisam de ajustes, ou deveriam ter sido trocadas e o acúmulo de reparos, o que gera um grande custo para o proprietário. Fazer revisões frequentes diminui as chances de problemas com o carro e ajuda a preservar o valor na venda (especialmente quando as revisões foram feitas na concessionária da marca do veículo).

  1. Itens consumíveis

Além do combustível, o carro possui muitos outros compostos que necessitam de reposição ou substituição. Não se esqueça de respeitar a quilometragem indicada para a troca do óleo. Confira a necessidade de água ou fluido de resfriamento e não descuide de outros itens, como óleo do câmbio e direção, a gasolina da injeção eletrônica e o recipiente de água dos para-brisas. E claro as palhetas de para-brisa quando já estiverem ruins.

  1. Pneus e rodas

Os pneus precisam ser calibrados corretamente (não se esqueça do estepe!) e precisam ser verificados mensalmente. Pneus carecas são um perigo e podem render multas pesadas. Outra dica importante: não deixe de fazer o alinhamento e balanceamento das rodas.

  1. Itens de segurança

Cuidar bem do seu carro também significa estar preparado para socorrê-lo quando for necessário. Sempre mantenha o estepe em ordem, não tire as ferramentas de troca de pneu e o triângulo de sinalização do carro. Verifique com regularidade a validade do extintor de incêndio.

  1. Ar-condicionado

O sistema de ar-condicionado precisa de limpeza para evitar que se torne um antro de ácaros e poeira. De tempos em tempos, também é necessário repor o gás utilizado para resfriar e trocar o filtro.

 

Seguir essas sete dicas é fundamental para que seu veículo continue bem conservado e com cara de novo. Não deixe de ter uma rotina de cuidados com o seu carro, ele vai te agradecer e o seu bolso também. Assim, em uma venda futura, ele poderá receber uma oferta mais próxima do valor pago por você na compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *