Você sabe lavar um carro? Descubra se você está lavando seu carro da maneira certa

Se você é aquela pessoa que lava seu carro em casa, gosta de sair na rua com ele brilhando e preza pelo cuidado do carro, saiba que seu veículo agradece.

 

Além de economizar um bom dinheiro com lava-jatos, você ainda minimiza o desgaste da pintura e lataria. Mesmo que você já saiba, e já tenha lavado seu carro inúmeras vezes, é preciso ter cuidado com algumas etapas da limpeza.

 

Estamos muito acostumados com aquela cena de filme em que o carro é lavado sob o sol escaldante à beira da calçada. Mas poucos sabem que essa prática favorece o aparecimento de manchas no veículo. E se você não for rápido, e o sabão secar, há mais chances destas marcas não saírem depois, prejudicando a pintura. Por isso, o primeiro passo para uma lavagem correta é escolher um local com sombra ou até mesmo optar pela garagem.

 

Existem alguns tipos de sujeira que vão exigir produtos específicos e materiais de limpeza. É sempre bom comprar produtos feitos para carros. Você vai precisar de um shampoo automotivo, lavadora de alta pressão (ou mangueira), buchas, esponja, pano de algodão e um sabão neutro. É importante mencionar, que a lavadora de pressão é a melhor opção para a lavagem do seu carro, pois ela gasta menos água que a mangueira e remove sujeiras com mais facilidade. Se você tiver um aspirador de pó, separe-o para a parte interna do veículo. O mais importante não é somente limpar o carro, é saber a melhor maneira de executar uma limpeza. Separamos algumas dicas que vão te ajudar.

 

Uma parte de cada vez

Não fique achando que lavar o carro todo para depois enxaguar é uma boa idéia. A regra é começar de cima para baixo. Enxágue a parte ensaboada imediatamente. Utilize somente panos limpos na lataria. Quando acabar a parte externa, reserve uma bucha para as rodas. É importante ter equipamentos separados para lataria, pneu e rodas. Lembre-se que os pneus soltam muita graxa, por isso são deixados por último.

 

Mas, e os vidros? Eles também requerem um limpa-vidros ou um pano úmido com água. Depois que o carro todo estiver enxaguado, passe um pano de microfibras em todo o veículo, seguindo a regra do teto para o chão. Confira se o pano não está com nenhuma pedrinha enroscada, ou algum objeto que possa riscar a lataria.

Limpando o interior do veículo

A primeira coisa a se fazer é utilizar um aspirador de pó. Aspire todo o interior do carro e, na sequência, um pano úmido. Retire todos os tapetes e passe o pano em todos os cantos e extremidades. Para os estofados, pano úmido com água ou produto adequado. O teto também requer certo cuidado. Não faça muita força pois isso pode marcar o tecido. Opte por um produto apropriado para a região.

Tapetes

Você tirou os tapetes antes de limpar o interior, certo? Se você ainda não o fez, não tem problema. O ideal é retirar os tapetes, para poder limpá-los e limpar a parte que eles cobrem. Provavelmente essa é a parte mais simples de toda a lavagem do carro. Você pode usar o velho método de sacudi-lo no ar e depois ensaboá-lo – vale lembrar que isso só vale para os tapetes de borracha. Enxágue na sequência e passe um pano para secá-lo antes de colocar de volta no carro.

 

Para os donos de carros com tapete de tecido, a melhor forma de higienizar os tapetes é sacudindo–o no ar. Depois usar o aspirador para remover o máximo de sujeiras e se possível deixá-lo repousando no sol por 5 minutos.

 

Lavando o coração do carro

Por mais que você nem sempre o veja, sem ele, o carro não anda. É claro que estamos falando do motor. Procure abrir o capô pelo menos uma vez a cada seis meses para evitar a ferrugem. Use uma lavadora ou uma mangueira e, quando o motor estiver frio, jogue água até que o excesso de sujeira tenha sido removido. Cuidado com a pressão da água para que não danifique nenhum componente. Se o seu carro é daqueles que o motor não pode ser lavado com água, opte por uma bucha seca e retire as sujeiras mais pesadas.

 

Aviso aos praianos

Se o seu carro está exposto diariamente a maresia, sempre verifique os terminais de bateria, conectores elétricos e filtros de ar. Eles podem estar sujos de água e areia. Recomenda-se para os veículos que ficam expostos a maresia por um longo período, que passem por uma lavagem especial. Procure uma lava – rápido que oferte este tipo de serviço. Não deixe de conferir nosso artigo falando só sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *