Vai comprar um carro usado? Descubra se o motor está bom!

Na hora de comprar um carro, há muitas coisas para se considerar antes de fechar negócio. Para você não cair numa cilada, é preciso ter atenção em partes específicas do automóvel para não ter aquela surpresa desagradável depois de sua aquisição.

O motor, por exemplo, é um dos elementos mais essenciais para o funcionamento de um veículo e merece uma avaliação especial, pois suas condições dirão se você deve ou não adquirir um carro.

Por isso, quando o assunto é motor, saiba que é importante observar aspectos como sua manutenção, compartimentos de fluídos, radiador, níveis de óleo, painel, escapamento e os barulhos que são feitos.

Ok, agora que você já sabe o que é necessário verificar, nós, da 123carros, vamos contar o que pode indicar problemas em cada ponto do motor do seu próximo carro. Confira:

Vá além da aparência do motor

Manutenção é importante, mas nem sempre um motor com boa aparência está em perfeitas condições. Especialistas em mecânica automotiva dizem que é bom desconfiar ao encontrar um motor limpo demais em um carro com anos de uso. Ou seja, um motor brilhando nem sempre está no ápice.

Compartimentos de fluidos

Um dos principais problemas que um motor pode apresentar é o vazamento de fluidos.

Por isso, cheque se as mangueiras, correias e borrachas estão ressecadas ou rasgadas. E também confira as abraçadeiras e outras peças que ficam próximas delas. Sinais de ferrugem denunciam vazamentos.

Níveis de óleo

Não se esqueça de verificar a vareta do óleo, uma vez que bolinhas ou qualquer anomalia no óleo são indicadores de mistura com água. Além disso, abra a tampa do reservatório para ver o aspecto do óleo: cor esbranquiçada pode indicar, por exemplo, que a junta de cabeçote esteja queimada.

Escapamento

Aqui não tem segredo. Quando você observa fumaça densa, com coloração branca ou azulada, é sinal de que o motor está queimando óleo.

Radiador

É sempre importante ver como está o radiador. Neste ponto, nunca deixe de inspecionar a tampa do radiador. Se perceber crostas amareladas ou ferrugem, pode haver vazamentos ou óleo no sistema de arrefecimento.

Barulho

Pode ser que esse ponto seja um pouco mais difícil de identificar – porque cada modelo tem características diferentes –, mas os barulhos podem revelar quais são os problemas de um carro. Portanto, tente reparar em qualquer ruído fora do normal, som de “engasgar” e do famoso “bate pino”.

Painel

Identifique os símbolos e luzes do painel, já que são indicativos importantíssimos do que acontece no carro – especialmente a ocorrência de problemas. No entanto, é essencial saber como interpretar os sinais. Um exemplo é a luz de carga da bateria e funcionamento do alternador, que precisam ficar estáveis durante a partida e apagar totalmente quando o motor for desligado. Se a luz continuar acesa, problema à vista!

Já a luz da temperatura do líquido de arrefecimento pode indicar que o motor sofre de superaquecimento. Isso é sinal de questões simples como falta de água ou até algo mais grave, como defeitos nos sensores e ventilação.

Curtiu o post? Comente com a gente! Só não vale dizer que não avisamos sobre qualquer cilada na hora de comprar um carro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *